Sinopse:

No final do século X e no início do século 11, começou o fluxo de viajantes ansiosos por visitar o túmulo do Apóstolo Santiago, descoberto vários anos antes. Este ir e vir de peregrinos forjaria o que hoje identificamos como o Caminho de Santiago e que se tornou, sem dúvida, um lugar conhecido em todo o mundo.
É nessa época que nos coloca o romance Díaz Húder. Uma época turbulenta na Espanha ainda dividida entre os reinos cristãos e os habitantes árabes que invadiram a península. Além disso, entre os reinos que constituíram o primeiro reduto do que seria a Espanha séculos depois, ocorreram guerras fratricidas, neste caso causadas pelo desmembramento que Sancho III "El Mayor" fez de seus territórios no momento de sua morte. Ignorando vozes que alertavam para o perigo de que uma divisão dos reinos unificados em seu mandato implicasse para o futuro da reorganização do território peninsular, ele dividiu suas terras entre seus filhos, o que fomentou lutas pelo poder entre eles, não alcançando a paz que o falecido rei esperava.
Neste contexto histórico nasce a base deste romance. Seu protagonista é uma ponte. A primeira ponte construída por iniciativa régia e que será a semente para abrir o Caminho de Santiago ao mundo, facilitando o acesso dos peregrinos que procuram salvaguardá-los de alguns dos muitos perigos que tal aventura teve naqueles tempos longínquos.
Sekere, um dos protagonistas, o barqueiro do rio que atravessa a nova ponte, nos mostrará a vida da maneira mais humilde, assim como seu medo do que o progresso pode trazer. Seu desejo de terminar uma obra que julgará portadora de sua desgraça nos apresentará as superstições e crenças religiosas tão comuns na época. Sua esposa, Conrada, nos ensina, em vez disso, sua adaptação aos novos tempos e sua visão de futuro. Eles farão contato com os primeiros peregrinos e conhecerão por meio deles novos mundos, novas ideologias e novos pensamentos.
O Cavaleiro Sancho Fortún, a serviço do Rei García III, outro dos protagonistas, nos mostrará a vida dos senhores da guerra. Serviço ao rei, longos períodos longe de casa ... Você aprenderá sobre o amor e a traição, e também aprenderá com outras culturas novos conceitos de cavalaria que já eram uma realidade na Europa feudal.
Os reis e o seu conceito de mundo vão completar o mosaico com que o autor deste romance fascinante nos leva numa viagem no tempo até ao início de algo que todos conhecemos hoje, mas do qual às vezes esquecemos a sua importância histórica, desde o Caminho de Santiago serviu de ponte para a Europa e forneceu-nos as bases da modernidade.
Encorajo o leitor ansioso por saber como tudo começou ou como poderia ter chegado a este romance fascinante. Você não ficará desapontado ao cruzar esta ponte. Boa Viagem.
Título: Uma ponte para a estrada
Autor: Javier Diaz Húder
Editora: Martínez Roca
ISBN-10: 8427030762
ISBN-13: 9788427030763
No. Páginas: 391
Peso: 680 gramas
Medidas: 16,5 x 24 cm