360 gramas.

160 páginas.

15 x 24 cm.

8ª edição de 2009.

Edições TUTOR.

Pasta macia.

Após o comprovado sucesso das edições anteriores, Juan José Alonso nos convida novamente a fazer o Caminho de Santiago em mountain bike, oferecendo ao peregrino em 11 etapas acessíveis à maioria dos praticantes de mountain bike.

Em cada etapa inclui uma ficha técnica e um perfil com os dados de quilómetros e altitude que o peregrino necessita de saber para realizar o percurso de cada dia. Com dados atualizados para esta edição, com informações sobre serviços (abrigos, alojamento, bicicletários em caso de reparação, etc.) e locais de interesse.

A rota atual é moderna, viva e universal. Possui calçadas e caminhos de pedestres próprios para ciclistas, fora do trânsito das rodovias, que não existiam no início da década de 1990. Orientar-se é extremamente fácil com os mapas das etapas e seguindo as marcações amarelas que estão por todo o lado, nos cruzamentos e bifurcações, nos sinais de trânsito, no asfalto das estradas, nas esquinas e nos monumentos.

A segunda parte do livro, recuperada de edições anteriores, é a narração pessoal da viagem, vista e sentida pelo autor numa frágil bicicleta durante alguns desagradáveis dias de outono.

Juan José Alonso Checa conhecido como “Kapitán Pedales”, além de dar a volta ao mundo de mountain bike, visita todos os anos o Caminho de Santiago de bicicleta. Segundo ele, o verdadeiro espírito do viajante é vivido no Caminho, aspecto que não havia encontrado em sua jornada de anos pelo mundo. Contaminado pelas pessoas e lugares do Caminho, Juanjo identifica-se com o peregrino e propõe o horizonte como limite, naquela busca íntima que todo ser humano aspira realizar.