As rotas de peregrinação a Santiago de Compostela no túmulo do Apóstolo Jacques cruzam a Europa. Por mais de um milênio, peregrinos do centro, oeste e norte da Europa, passando pelo sudoeste da França até os Pirineus, antes de seguirem para Saint-Jacques.

Das quatro principais rotas que atravessam a França, a Via Podiensis que começa em Puy-en-Velay, ao sul do maciço central, é a mais interessante por sua riqueza cultural e pela variedade de suas paisagens.

Bettina Forst costuma emprestar esta parte da estrada de St Jacques na Europa, onde às vezes acompanha grupos de caminhantes. Descreve a Via Podiensis ou GR 65, em 33 etapas no total até o cruzamento com o Caminho de Saint-Jacques do lado espanhol em St-Jean-Pied-de-Port / Roncesvalles ou Somport. Esta rota, muito apreciada por peregrinos e caminhantes, atravessa a bela região do Maciço Centro-Sul através das regiões isoladas de Margeride e do Maciço de l'Aubrac, o agradável Vale do Lot, os altos planaltos de calcário e Causses as colinas da Gasconha e dos Pirenéus. Áreas montanhosas escassamente povoadas e pouco cultivadas e as planícies altas oferecem uma flora muito variada entre vastas florestas, riachos e lagos cristalinos. Não é à toa que a Via Podiensis é considerada uma das estradas mais bonitas de St. Jacques com uma paisagem tão linda! Localizada nesta região cheia de surpresas, igrejas, mosteiros, fortalezas, castelos e vilas medievais ao longo da estrada.
Mapas detalhados, descrições precisas de cada etapa, perfis de altitude informativos e informações abrangentes sobre a infraestrutura da rota, como atendimento médico, por exemplo, possibilidades de abastecimento ou transporte público, facilitam o planejamento de excursões individuais, mesmo que sejam diferentes etapas escolhidas no guia. Isso também fornece informações abrangentes sobre a situação e os depósitos da equipe de peregrinos estão a caminho. Dicas de natureza geral para o planejamento de medidas e equipamentos do guia antecipado complementam a praticidade deste guia, incluindo pontos histórico-culturais e naturais. Fotografias bem sugestivas fornecem uma visão geral inicial da diversidade da Via Podiensis.
Páginas: 190.
Editor: Rother.
33 Estágios.